Saúde da mulher!
O cardápio ideal para cada fase da vida
Uma alimentação equilibrada, aliada a outros hábitos saudáveis, são a receita para garantir que a saúde se mantenha em dia em todas as etapas da vida. Em cada idade, o organismo “pede” uma dieta diferente, que supra suas necessidades energéticas, calóricas e nutritivas. As mulheres, que passam por diversas mudanças, desde a infância até a maturidade, precisam dar ainda mais atenção ao tema.
Na adolescência, é comum que os hormônios femininos entrem e ebulição com a chegada da primeira menstruação e da temida TPM. Para combater os sintomas desse período tão desconfortável, invista em alimentos ricos em fibras, ômega 3 e complexo B, além de abusar da hidratação.
O tempo passa e por volta dos 30 anos o metabolismo da mulher fica naturalmente mais lento. Nessa fase, elas percebem mais dificuldade para perder peso, inchaço e obstrução no trânsito intestinal. Para reverter esse quadro, o ideal é ingerir fibras e líquidos, e diminuir o consumo de sal. Com essa idade, a mulher também precisa ficar atenta à prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, osteoporose e problemas cardíacos.
A chegada dos 50 anos deve trazer também os alimentos antioxidantes para a dieta. Eles eliminam as toxinas e neutralizam os radicais livres, que causam danos celulares. O envelhecimento também sinaliza a queda da produção de colágeno, responsável pela elasticidade. Assim, o corpo fica mais suscetível ao aparecimento de rugas e fragilidade nos ossos e articulações. Para evitar que isso aconteça, aposte no consumo de Vitamina C e Silício, encontrados nas frutas e em pães e arroz integrais.
Independente da idade ou sexo, mantenha sempre uma dieta equilibrada, pratique exercícios físicos e colecione hábitos saudáveis. Outra dica é manter as consultas médicas sempre em dia. Durante toda a vida, apenas os profissionais de saúde podem acompanhar as mudanças do corpo e ajudar a prevenir possíveis doenças.