Tipos de carnes
Flat Iron Steak
O Flat Iron Steak é um corte derivado do Shoulder Steak. Quando é retirado o tendão que permeia o Shoulder Steak, o que sobram são dois bifes finos de intenso sabor e suculência.
Surpreende o fato de se tratar de um corte do dianteiro, pois ainda se tem no Brasil a falsa ideia do conceito de carne de primeira e de segunda. Quando na verdade, são a genética e a alimentação do animal que fazem a carne ter ou não qualidade.
Qualidades sobre o Flat Iron:
– A preparação do flat iron steak é menos complicada do que parece. A peça é retirada da raquete, livrando-a do colágeno presente na carne e conseguindo dois grandes bifes de flat iron.
– Seu sabor é inconfundível e extremamente fácil de ressaltá-lo: basta apostar na combinação de sal grosso, pimenta do reino ou temperos de sua preferência que você garantirá uma experiência gastronômica incrível.
– Outra coisa que chama atenção é sua maciez, sua suculência e seu alto grau de marmoreio, garantindo um sabor incrível para o seu churrasco.
Brisket Texano
O beef brisket é o que chamamos de peito bovino. Esta é uma carne mais fibrosa, mas que com uma boa preparação, resulta em uma carne extremamente macia e saborosa. Os temperos são os segredos para garantir o sabor único dessa maravilha. O corte tradicional no
Texas vem ganhando cada vez mais espaço entre os amantes de churrasco no Brasil.
Qualidades sobre o Brisket Texano:
– O Brisket possui uma “capa” preta chamada de “Bark”, onde concentra-se um delicioso e marcante sabor.
– Quando utilizado lenha, adiciona um sabor indescritível à peça resultando em um aspecto rosado, chamado de Smoke ring (anel de defumação).
– O brisket bem feito, torna-se uma carne extremamente suculenta, desmanchando na primeira garfada.
Denver Steak
O Denver Steak se destaca pela maciez e pelo alto grau de marmoreio. Inclusive, o corte está muito próximo ao Short Rib, outra peça rica em sabor, e da qual o Denver Steak também faz parte. É um corte recente, não tem muito mais do que dez anos. A gordura entremeada na
carne e o colágeno, bastante presente na região de onde o corte é retirado, tornam este corte um item indispensável nos churrascos.
Qualidades sobre o Denver Steak:
– O Denver Steak se destaca pela maciez e pelo alto grau de marmoreio. Inclusive, o corte está muito próximo ao Short Rib, outra peça rica em sabor, e da qual o Denver Steak também faz parte.
– A gordura entremeada na carne e o colágeno, bastante presente na região de onde o corte é retirado, tornam este corte um item indispensável nas confraternizações de mestres churrasqueiros.
Shoulder Steak
O Shoulder Steak, ou Raquete, como também é conhecido no Brasil, é um corte retirado do miolo da paleta, extraído do dianteiro do animal. Ele já foi considerado uma das carnes mais macias do boi, ficando atrás apenas do filé mignon. O Shoulder Steak merece a fama, principalmente para quem busca uma experiência em sabores diferenciados e requintados.
Dessa forma, é impossível não experimentar essa deliciosa opção de carne e conhecer novos sabores. Certo?
Qualidades sobre o Shoulder Steak:
– O Shoulder Steak é uma opção saudável, porque possui baixo teor de gordura, mas essa característica não significa a falta de sabor, pois a gordura encontrada entre as fibras internas e a quantidade de ferro concentrado no corte garante suculência e maciez.
– A textura também é um diferencial quando se trata do Shoulder. O corte não fica para trás no quesito maciez e se assemelha bastante ao filé mignon, acabando com os paradigmas de que cortes dianteiros não são satisfatórios para churrasco por serem considerados duros.