A complexidade das cervejas ALE
A harmonização com a bebida também pede pratos fortes
Com sabor marcante e refrescante, as cervejas ALE são ideais para os fãs de bebidas com sabores mais intensos. O paladar pesado e aroma acentuado são origem de uma alta fermentação, que dura mais ou menos duas semanas.
Aliás, é a fermentação que diferencia as cervejas ALE, das Lagers. No caso das do tipo ALE, a o processo é realizado em temperaturas mais altas, através de um método antigo de fabricação. Essa “quentura” é responsável pelo sabor complexo da bebida.
Ao degustar a ALE, o toque maltado e o lúpulo, erva responsável pelo amargor e aroma, da bebida são claramente perceptíveis. Diferente das cervejas tradicionais, elas são mais encorpadas e vigorosas.
Na hora da harmonização, opte por cervejas escuras para carnes vermelhas, com molhos feitos a partir da própria cerveja e rótulos mais amargos para pratos picantes, como comidas mexicanas ou molhos agridoce.
*As cervejas ALE ainda tem suas variações: Strong ALE, Indian PALE ALE e American PALE ALE, que tem suas características próprias, por isso, geram assunto para uma outra conversa.