Nas estações de alta temperatura, o corpo fica naturalmente mais exposto ao ambiente. É nessa hora que os mosquitos conseguem atacar ainda mais a pele. Para se proteger das picadas de inseto, aposte no repelente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, crianças até 6 meses de idade não podem usar repelentes. Aposte em mosquiteiros e roupas protetoras. Evite, além da substância química na pele, repelentes elétricos que liberem produtos químicos no ambiente. Mantenha o local refrigerado, porque os mosquitos gostam de calor e umidade, e instale telas nas portas e janelas. Em crianças menores de dois anos os repelentes devem ser utilizados apenas em situações especiais, com orientação e acompanhamento médico.
Antes de aplicar o repelente, leia o rótulo e guarde para consultar, se necessário. Procure não usar o produto próximo a boca, nariz, olhos e genitais e não passe na pele ferida ou irritada. Caso aplique no rosto, esfregue primeiro nas mãos e espalhe com cuidado, em poucas quantidades. Use apenas o necessário para cobrir a pele que fica exposta e não reaplique com frequência. Lembre-se de tomar um bom banho antes de dormir para tirar o repelente do corpo.
*Qualquer reação ao produto deve ser encaminhada à um serviço médico. Leve a embalagem do repelente.
Existem diversas opções de repelentes naturais, que deixam o ambiente da sua casa longe dos mosquitos. O forte aroma da citronela afasta os insetos e protege a sua família. Para prepara-lo, misture 200 gramas de folhas de citronela com meio litro de álcool 70% e reserve em um pote escuro, com tampa. Deixe apurar por oito dias, em local sem umidade ou iluminação e agite todos os dias. Passado o período, coe as folhas e use normalmente.